Lóbulo das Orelhas

O lóbulo da orelha é a única parte do ouvido que não contém cartilagem, por isso é facilmente rasgado ou deformado. Com envelhecimento, há perda da elasticidade da pele em todo o corpo e no lóbulo da orelha, gera um aspecto de aumento com queda do lóbulo. O tratamento se faz através de pequena cirurgia para diminuição do tamanho do lóbulo , sob anestesia local, em consultório.

Correção do lóbulo bífido de orelha

Cirurgia orelha bastante comum se refere ao lóbulo bífido. Essa afecção bastante comum entre as mulheres, ocorre naquelas pacientes que utilizam brincos muito pesados, podendo levar a um alargamento ou até mesmo rasgar totalmente o lóbulo da orelha, tornando seu aspecto bífido.

A cirurgia de correção do lóbulo orelha consiste em se retirar toda pele entre as duas partes do lóbulo confeccionando-se um L e suturando novamente as duas porções. A cirurgia na orelha pode ser feita em consultório sob anestesia local e com duração de 30 minutos.

Preenchimento do lóbulo das orelhas

Durante o envelhecimento, a pele perde a elasticidade, a resistência ao estiramento e à gravidade, principalmente no terço inferior da face. A flacidez do lóbulo das orelhas decorrente do envelhecimento é causa de grande desconforto para muitas mulheres, especialmente para quem usa piercing ou brincos pesados. O preenchimento do lóbulo das orelhas podem ser úteis para corrigir uma queixa crescente nos consultórios: pacientes principalmente as do sexo feminino e acima dos 40 anos referem que os brincos ficam caídos e as alterações mais perceptíveis são a flacidez, perda de volume e presença de rugas nos lóbulos.

O preenchimento dos lóbulos das orelhas visa a correção destas alterações, é feito ao redor do orifício do brinco e a paciente deve evitar o uso de brincos pesados ou de pressão por 30 dias.